ENTENDA a diferença entre caracol e caramujo. Já encontrou no condomínio?

Embora sejam de espécies diferentes, caramujo e caracol têm basicamente a mesma aparência: corpo mole coberto por uma concha dura.

Caramujos são considerados pragas urbanas por preferirem hortas, pomares e jardins como habitat natural. Eles também transmitem doenças aos seres humanos e devem ser rastreados e coletados. Eles podem chegar até 18cm de comprimento e possuem concha escura e dura.

Caracóis possuem concha frágil, normalmente mais claras e não transmitem doenças. É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles se alimentam de diversos tipos de plantas. Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, não encharcado e são difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que grande parte de suas atividades ocorrem durante a noite.

Com o período das chuvas, cresce a preocupação em relação ao caramujo africano.

PEDIMOS A TODOS QUE NOS AJUDEM NO TRABALHO DE COMBATE!!!

Sempre que encontrar algum caramujo africano no condómino (após de se certificar de que NÃO é um caracol) avisar imediatamente aos zeladores, porteiros ou representantes de torre indicando sempre o local para que possamos realizar uma varredura e remoção manual, pois, não existe dedetização específica sem que prejudique os animais domésticos.  NUNCA TOQUE EM UM CARAMUJO. Caso aconteça, higienize o local imediatamente.  

Pedimos a todos que jamais usem sal ou outras substâncias que podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco, além de não transportá-los nem jogá-los vivos em terrenos baldios, ruas, matas, restingas, etc.

AVISE A ADMINISTRAÇÃO IMEDIATAMENTE e ORIENTEM AS CRIANÇAS.

É possível controlar, faça a SUA PARTE!

 

                                                                        Síndica e conselheiros.