O porteiro não abriu a porta?
Lembre-se:
O uso da TAG no condomínio é OBRIGATÓRIO!!
Prezados moradores; fizemos a implantação do sistema de acesso TAG em nosso condomínio, para a maior segurança de todos e para que também posamos gerenciar todas as entradas das áreas comuns (hall, pedestres/portaria e veículos).
Desta forma conseguimos identificar quem entrou no condomínio, não precisamos mais digitar as senhas, consequentemente o acesso se tornou mais rápido, pois, basta aproximar o TAG da leitora para a abertura da porta.
Porém, muitos moradores adquiriram o hábito de interfonar para a portaria em caso de esquecimento da tag, e nossos porteiros estavam boa parte do dia apenas abrindo as portas de vidro para as crianças e moradores sem TAG.
Temos em média 800 moradores no nosso condomínio, além de visitantes e prestadores de serviço, o que torna INVIÁVEL nossos funcionários lembrarem da fisionomia de todos.
Apesar do nome “porteiro”, ele não tem a obrigação de abrir a porta do hall de entrada ou portaria para os moradores, pois, cada um possui o seu controle de acesso justamente para que o funcionário não confunda uma pessoa e acabe abrindo o portão para quem não deveria.
Tomamos um exemplo:
“Suponhamos que um casal se separa e um deles não tem mais autorização para entrar no condomínio/apartamento e o porteiro conhece o morador, mas não sabe que a partir de determinada data aquele morador não pode mais entrar…”
Não bastam os aparatos tecnológicos e inúmeras barreiras físicas se os próprios moradores têm atitudes que colocam a nossa própria segurança em risco.
O não respeito às normas e a falta de atenção em vários momentos são facilitadores da ação criminosa.
Segue algumas dicas:
– Feche o portão de veículos ao entrar e sair do condomínio;
– Se você está entrando no condomínio simultaneamente com outro morador, aguarde ele fechar o portão e acione o seu controle, pois, o morador da frente não sabe se você é realmente morador ou um criminoso;
– Certifique-se que o portão de pedestre tenha fechado assim como a porta do hall de entrada;
– Não mantenha objetos de valores dentro dos veículos e nem mesmo o controle de acesso.
A sensação de estarmos seguros é realmente maior quando há portaria, profissionais treinados, câmeras por todo o lado.
Mas, acredite, o que determina o nível de segurança de um prédio é o comprometimento e o comportamento das próprias pessoas que nele vivem ou trabalham.
Pedimos a compreensão e atenção de todos nesse tema!
Atenciosamente, síndica e conselheiros.