• Post publicado:11/04/2024
  • Categoria do post:Notícias

Prezados moradores,

Gostaria de chamar a atenção de todos para uma questão importante que estamos enfrentando em nosso condomínio relacionada à coleta de lixo reciclável e também de descarte de móveis e eletrodomésticos na calçada.

Como muitos de vocês já devem ter notado, estamos enfrentando problemas com a recolha do lixo reciclável. Infelizmente, devido à baixa dos valores dos materiais recicláveis, as cooperativas que anteriormente realizavam a coleta em nosso condomínio não estão mais oferecendo esse serviço de forma gratuita e agora querem cobrar pela retirada.

Segue abaixo um artigo mais detalhado sobre o tema:

Joinville vai implementar ações para atender demanda crescente na coleta seletiva – Prefeitura de Joinville

Além disso, a empresa Ambiental, responsável pela coleta de resíduos em nosso condomínio, tem falhado em recolher o lixo reciclável, mesmo quando está programado para fazê-lo. Temos aberto reclamações junto à empresa, mas infelizmente, até o momento, não obtivemos uma solução satisfatória para o problema.

Diante dessa situação, gostaria de pedir a colaboração de todos os moradores. É importante que cada um de nós faça a sua parte e contribua para resolver essa questão. Solicito que todos abram protocolos de reclamação junto à empresa Ambiental, relatando os problemas que estamos enfrentando com a coleta do lixo reciclável em nosso condomínio. Não podemos aceitar pagar uma taxa adicional pela retirada do lixo reciclável, uma vez que já pagamos uma taxa de lixo mensal para a empresa.

Além disso, gostaria de esclarecer que o descarte de móveis e eletrodomésticos deve ser realizado conforme orientação do órgão público, ou seja, na calçada, como é comum vermos. Segue abaixo orientação da prefeitura:

Como descartar resíduos – Prefeitura de Joinville

A gestão do condomínio não tem autoridade para notificar ou multar qualquer morador por este tipo de infração, pois nossa autonomia se limita ao perímetro do condomínio e não fora dele. Esteticamente, sabemos que isso pode prejudicar a aparência do entorno, mas é uma situação que foge ao controle da gestão. Tentamos monitorar e gerenciar da melhor forma possível, porém, cabe também aos órgãos públicos e aos próprios moradores cooperarem para resolver essa questão.

Lembro a todos que multar um morador por colocar móveis ou eletrodomésticos na calçada sem autorização pode acarretar em processos legais para o condomínio, pois não temos autoridade sobre áreas externas.

Agradeço a compreensão e colaboração de todos.

Atenciosamente,

Síndica Juliana Celestino