ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 17/02/2020
RESIDENCIAL AUSTRALIS EASY CLUB – CNPJ 31.303.842/0001-46
Aos dezessete dias do mês de fevereiro de 2020, às dezenove horas e trinta minutos em segunda chamada, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária os condôminos do Residencial Australis Easy Club, sito a Rua João Vogelsanger nº 321, Bairro Santo Antônio, CEP 89.218-080, Joinville/SC. LOCAL: nas dependências do salão de eventos do Restaurante Emmendorfer sito Rua Max Colin, 1483 (Anexo a Sociedade Lírica) bairro América, Joinville/SC. CONVOCAÇÃO: Mediante edital de convocação. QUORUM: Compareceram os representantes das unidades conforme assinatura na lista de presença. A assembleia foi presidida pelo representante da Exatta Administração de Condomínios Sr. Otavio. Primeiramente procedeu a leitura do edital de convocação, que teve a seguinte ORDEM DO DIA: 1) Apresentação manutenções e investimentos realizados no condomínio; 2) Prestação de contas do período de Fevereiro/2019 à Janeiro/2020; 3) Deliberação remuneração de síndico, subsíndico e membros do conselho; 4) Planejamento orçamentário e aprovação do valor de taxa de condomínio; 5) Aprovação alteração regimento interno (locação dos 2 salões de festas simultaneamente pelo mesmo morador; prazos para reserva e cancelamento/desistências do salão de festas e quiosque; uso do salão de festas e quiosque por condômino inadimplente; discussão de uso de hoverboard no condomínio, utilização pulseiras para piscina, agendamento de mudanças, utilização da piscina por hóspedes); 6) Apresentação e aprovação investimentos/melhorias (pulseiras para uso da piscina, aquisição de câmeras para os elevadores e piscina, coberturas áreas externas do salão de festas e hall de entrada dos blocos, grama sintética para playground e academia, cerca elétrica, laudo para sistema de condicionador de ar dos apartamentos); 7) Aprovação arrecadação chamada de capital e/ou saque fundo de reserva para o item 6 do edital; 8) Aprovação modelo padrão do gradil do condicionador de ar dos apartamentos; 9) Aprovação permissão instalação adesivo black-out nas janelas dos apartamentos do andar térreo; 10) Eleição de Síndico, Subsíndico e Conselheiros; 11) Assuntos de interesse geral dos condôminos. A seguir o presidente da assembleia passou ao primeiro item da ordem do dia: 1) Apresentação manutenções e investimentos realizados no condomínio: A síndica Sra. Juliana apresenta as manutenções semestrais realizadas (memorial descritivo envidraçamento térreo, manutenção portão eletrônico, limpeza caixas de passagem e gordura, limpeza estação elevatória) e manutenções anuais (bombas de recalque (esgoto) e água potável, sistema preventiva de incêndio, manutenção no sistema de gás, troca filtros de areia das piscinas, limpeza das caixas d’ água e cisternas, manutenção dos telhado e calhas conforme necessidade, investimentos realizadas com chamada de capital: Compra de mesas e cadeiras para os salões de festas e quiosques; Compra e instalação de cortinas para salões de festas; Compra dos utensílios (Talheres, pratos, panelas, copos e etc.) para o salão de festas e quiosques; Instalação de Antena Coletiva; Caixa de correio; Móveis para quiosques – Cadeiras e mesas; Implantação sistema Tag portão de pedestres e portão de veículos; Compra máquinas de ar condicionado para salões e brinquedoteca; Implantação 05 câmeras – (corredor piscina, vagas de visitantes, vaga de carga e descarga, portão de veículos saída e playground) e os investimentos realizados com disponibilidade de caixa do condomínio: Barra superior para portão de entrada; Instalação de película nas janelas da portaria; Compra de lixeiras seletivas e lixeiras de inox para hall de entrada; Depósito de material de limpeza/piscina – Em baixo da rampa do estacionamento; Perícia fachada – Fungos e outras problemáticas; Inspeção e detalhamento por fotografia aero teleguiada por GPS; Cortina Toldo – Quiosques; Acesso do estacionamento para Torres 1 e 2; Abertura no gradil da João Vogelsanger para passagem de lanches e pizzas; Câmera para brinquedoteca; Cobertura para guarita; Notificação extrajudicial Construtora Rogga (recuperação fachada); Renovação do seguro do condomínio – Anual; Infra estrutura trifásica para sistema de ar condicionado do Salões de festas; Guirlandas de natal para portas de vidro; Limpeza piscinas – empresa especializada (Dezembro); Instalação de iluminação no ao acesso estacionamento T1/T2; Instalação de iluminação calçada Rua Almirante Jaceguay e portão de entrada; Troca das baterias de todos os elevadores – ITEM de segurança que queimou após apagão de energia – aguardando ressarcimento CELESC; Limpeza piscinas – empresa especializada; Manutenção do jardim – empresa especializada; Aquisição de roçadeira; e por fim investimentos com taxa de locação do salão de festas e quiosque: Tampos de vidro para mesas dos salões de festas e bancada dos quiosques. Cita ainda as ações pendentes de 2019: Fechamento gradil piscina com vegetação apropriada; Pintura dos blocos e apartamentos nas vagas de estacionamento; Lavação da fachada – manutenção obrigatória; Auxílio no espaço PET – em frente a portaria – INVIABILIDADE PERANTE A PREFEITURA – ÁREA DE ALTA TENSÃO. Passou-se ao segundo item da ordem do dia: 2) Prestação de contas do período de Fevereiro/2019 à Janeiro/2020: O Sr. Otavio e a Sra. Juliana apresentam as prestações de contas do período, saldo atual de R$ 53.426,15 em conta corrente, R$ 94.293,74 em conta aplicação, R$ 2.808,03 em conta poupança referente taxa de uso do salão de festas e o saldo total de inadimplência de R$ 52.600,76 em 17/02/2020 sendo que 61% da inadimplência já está sendo tratada via assessoria jurídica de cobrança. Os condôminos esclarecem dúvidas junta à síndica e o Sr. Otavio. Colocado em votação, não havendo nenhuma manifestação contrária, sendo aprovadas pela unanimidade dos presentes as prestações de contas do período. Passou-se ao terceiro item da ordem do dia: 3) Deliberação remuneração de síndico, subsíndico e membros do conselho: Colocado em votação, sendo aprovada pela unanimidade dos condôminos a continuidade da remuneração atual de 4 (quatro) salário mínimo nacional vigente e a isenção da taxa condominial para os conselheiros. Passou-se ao quarto item da ordem do dia: 4) Planejamento orçamentário e aprovação do valor de taxa de condomínio: Colocado em votação, sendo aprovada pela unanimidade dos condôminos presentes a nova arrecadação de taxa de condomínio fixa no valor de R$ 67.864,00 (sessenta sete mil e oitocentos sessenta quatro reais) mensais, 10% de fundo de reserva e os consumos individuais de água e gás de cada apartamento, a partir do vencimento 15-03-2020. Passou-se ao quinto item da ordem do dia: 5) Aprovação alteração regimento interno (locação dos 2 salões de festas simultaneamente pelo mesmo morador; prazos para reserva e cancelamento/desistências do salão de festas e quiosque; uso do salão de festas e quiosque por condômino inadimplente; discussão de uso de hoverboard no condomínio, utilização pulseiras para piscina, agendamento de mudanças, utilização da piscina por hóspedes): A síndica Juliana coloca em discussão sobre algumas alterações de regimento interno. Colocado em votação, sendo aprovados os novos textos do regimento interno: locação dos 2 salões de festas simultaneamente pelo mesmo morador, sendo aprovado pela maioria dos presentes, salvo datas comemorativas que permanecerá via sorteio; prazos para reserva e cancelamento/desistências do salão de festas e quiosque, fica aprovado pela maioria dos presentes até ás 15:00 hrs do dia anterior; uso do salão de festas e quiosque por condômino inadimplente, o Sr. Otavio expõe sobre as decisões judiciais sobre o tema relacionado as proibições de uso do salão de festas por inadimplentes e sugere a alteração do Regimento Interno para permissão do uso do salão de festas por inadimplentes face as novas decisões judiciais sobre o assunto, mesmo sendo um assunto polêmico pelos moradores adimplentes, colocado em votação, sendo aprovado permanecer a proibição do uso do salão de festas pelo inadimplente pela maioria dos presentes, ou seja, permanecer a escrita como está hoje ; discussão de uso de hoverboard no condomínio, sendo aprovado pela maioria dos presentes a proibição do uso nas áreas comuns, inclusive afins, seguindo a mesma regra estabelecida para as bicicletas; utilização pulseiras para piscina, a síndica informa que recebeu sugestão de contratação de um monitor de piscina, não sendo aprovado pelo presentes, passando para o item utilização pulseiras para piscina, expõe os pontos negativos e positivos sobre o uso e coloca a necessidade de definição da quantidade de pulseiras por apartamento, não sendo aprovado pela maioria dos presentes; agendamento de mudanças a síndica sugere que seja diretamente na portaria que é o que vem acontecendo na prática hoje, sendo aprovado pela maioria dos presentes a alteração, utilização da piscina por hóspedes aprovado permanecer como está descrito hoje no regimento interno pela maioria dos presentes. Passou-se ao sexto item da ordem do dia: 6) Apresentação e aprovação investimentos/melhorias (pulseiras para uso da piscina, aquisição de câmeras para os elevadores e piscina, coberturas áreas externas do salão de festas e hall de entrada dos blocos, grama sintética para playground e academia, cerca elétrica, laudo para sistema de condicionador de ar dos apartamentos): A síndica Sra. Juliana apresenta o plano de ação de investimentos por etapas: Plano de ação (0 à 3 meses): Plantio de mudas para fechamento gradil reservatório/piscinas; Wi-fi nas áreas comuns – cortesia NET (pendente); Cerca elétrica – Pendente de aprovação de chamada de capital; Aquisição TV para salões de festas – CAIXA LOCAÇÃO SALÕES (entrega até 26/02); Laudo sistema de ar condicionado – Pendente de aprovação de chamada de capital; Plano de ação (3 à 6 meses): Prolongamento hall de entrada – Pendente de aprovação de chamada de capital; Cobertura em frente aos salões e quiosques – Pendente de aprovação de chamada de capital; Aquisição de câmeras para os elevadores/piscina – Pendente de aprovação de chamada de capital; Aquisição de Capachos novos para hall de entrada – Fundo: Caixa; Compra de lava jato para o condomínio; Melhoria no site para espaço para moradores empreendedores; Compra de micro-ondas para sala dos funcionários. Plano de ação (6 à 12 meses): Iluminação hall de entrada das torres – Fundo: Caixa; Câmera piscina e elevadores – Pendente de aprovação da chamada de capital; Aquisição armário arquivo para o condomínio – Fundo: Caixa; Aquisição de novos capachos para hall de entrada – Fundo: Caixa; Melhoria nos sensores de presença dos corredores dos apartamentos – Fundo: Caixa; Instalação de temporizador para bombas das piscinas– Fundo: Caixa; Aquisição de grama sintética para playground e academia Pendente de aprovação da chamada de capital; construção de um local embaixo da escada de alguma torre para instalação de armários para arquivo da documentação do condomínio. Plano de ação (1 à 2 anos): Fechamento dos quiosques na área da piscina com blindex; Ar condicionado para quiosques – pré requisito blindex; Banheiro exclusivo na área da piscina; Aquisição de painel de MDF para hall de entrada – decorativo; Pintura dos blocos e apartamentos nas vagas de estacionamento. Aquisição de câmeras para os elevadores e piscina – R$28.000,00; Coberturas áreas externas: salão de festas: R$15.000,00; hall de entrada dos blocos: R$1.700,00; Grama sintética para playground e academia: Academia R$7.000,00 Playground R$7.000,00; Cerca elétrica – LATERAL condomínio R$ 5.500,00; Laudo para sistema de condicionador de ar dos apartamentos: R$5.000,00. Colocado em votação, sendo aprovados todos os investimentos propostos, com exceção das pulseiras da piscina que não será necessário, totalizando R$ 76.000,00 de investimentos. Passou-se ao sétimo item da ordem do dia: 7) Aprovação arrecadação chamada de capital e/ou saque fundo de reserva para o item 6 do edital: Em relação aos investimentos, a maioria dos condôminos presentes aprovam arrecadação de chamada de capital em 06 (seis) parcelas mensais de R$ 37,25 por apartamento nos boletos vencimentos 15/03/2020 à 15/08/2020 juntamente com o boleto que irá contemplar taxa de condomínio, fundo de reserva e os consumos de água e gás. Sendo aprovado a utilização do fundo de reserva para a execução dos investimentos que será reposto conforme a entrada das parcelas da chamada de capital. Passou-se ao oitavo item da ordem do dia: 8) Aprovação modelo padrão do gradil do condicionador de ar dos apartamentos: A síndica Juliana apresenta 4 sugestões de gradil. Colocado em votação, sendo aprovado pela maioria dos presentes a permissão de instalação de gradil com 2 opções: em alumínio branco ou em MDF na cor da fachada do edifício. O Sr. Otavio informa que não é obrigatório, porém o condômino que desejar deverá seguir este modelo: em alumínio branco ou em MDF na mesma cor da pintura da sacada. Passou-se ao nono item da ordem do dia: 9) Aprovação permissão instalação adesivo black-out nas janelas dos apartamentos do andar térreo: : A síndica Juliana informa que os condôminos do térreo solicitaram a instalação de black-out adesivo nas janelas com fundo branco (voltado para o lado externo) e na cor preta (voltada para o interior do apartamento) devido maior incidência de claridade da iluminação das áreas comuns. Os condôminos dos demais andares também informam que possuem o mesmo problema dos apartamentos do andar térreo. Colocado em votação, sendo aprovado pela maioria dos condôminos presentes a permissão de black-out em todos os andares e não somente no térreo. Passou-se ao décimo item da ordem do dia: 10) Eleição de Síndico, Subsíndico e Conselheiros: O Sr. Otavio informa que o mandato da síndica Juliana encerra neste mês de fevereiro/2020 e com isso solicita aos candidatos que se manifestem. A Sra. Juliana torre 5 e Sr. Filipe torre 3 colocam seus nomes à disposição. Colocado em votação, sendo eleita pela maioria dos condôminos presentes a Sra. Juliana, torre 5, brasileira, profissão arquiteta, residente e domiciliada na cidade de Joinville/SC. Foram apurados 50 para a Sra. Juliana e 6 votos para o Sr. Filipe. Para compor o conselho fiscal/consultivo sendo denominados também representes de bloco ficam eleitos: Marcos (torre 1); Nayara (torre 2); Rodrigo (torre 3); Eduardo (torre 04). Fernando (torre 5). Sendo eleitos suplentes: Sabrine (torre 1) e Monize (torre 3). O mandato da síndica e do corpo diretivo será de 1 (um) ano iniciando em 01/03/2020 e finalizando em 29/02/2021. Passou-se ao décimo primeiro item da ordem do dia: 11) Assuntos de interesse geral dos condôminos: A síndica Juliana solicita aos condôminos atenção em relação à Uso da piscina – Hóspede / Convidado; Cachorros no condomínio – canteiro em frente ; Lixeiras – Organização; Piscina – denuncia com identificação; Rodízio de bicicletas e por fim apresenta informações à respeito da recuperação da fachada (fungos) que a construtora Rogga se comprometeu à atuar e inadimplência de 2,94%. Nada mais havendo a ser tratado, o presidente encerrou a presente assembleia, determinando a lavratura da presente ata, a qual lida e aprovada, vai assinada pela mesa diretora e pelos demais presentes.