ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 22/02/2022

RESIDENCIAL AUSTRALIS EASY CLUB – CNPJ 31.303.842/0001-46

Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro de 2022, às dezenove horas e trinta minutos em segunda chamada, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária os condôminos do Residencial Australis Easy Club, sito a Rua João Vogelsanger nº 321, Bairro Santo Antônio, CEP 89.218-080, Joinville/SC. LOCAL: através de videoconferência ZOOM com votação pelo aplicativo “SGC On Line” que é mantido pela empresa Systemar Informática Ltda ME CNPJ 00.903.331/0001-31. CONVOCAÇÃO: Mediante edital de convocação. QUORUM: Compareceram os representantes das unidades conforme lista de presença gerada pelo aplicativo de votação. A assembleia foi presidida pelo representante da Exatta Administração de Condomínios Sr. Otavio. Primeiramente procedeu a leitura do edital de convocação, que teve a seguinte ORDEM DO DIA: 1) Prestação de contas do período de Fevereiro/2021 à Janeiro/2022; 2) Apresentação manutenções e investimentos realizados, reajuste de contratos (administradora, manutenção dos elevadores, gás, zeladoria, segurança e limpeza) e economias realizadas; 3) Deliberação alteração regimento interno (pulseiras para controle de uso nas piscinas, limpeza nos pergolados do térreo, pré requisitos para candidatos a membro do conselho e síndico(a), varal sanfonado abaixo da altura do gradil, festas nos quiosques até 00h com envidraçamento e sem perturbação); 4) Apresentação e aprovação de investimentos (envidraçamento quiosque, mini mercearia, energia solar, sifonamento da rede pluvial, envelopamento das piscinas infantis); 5) Aprovação arrecadação chamada capital e/ou saque fundo reserva para investimentos do item 4 de pauta; 6) Deliberação ações à serem tomadas referente situações de abertura indevida de parede; 7) Deliberação remuneração e eleição de síndico(a); 8) Deliberação remuneração e eleição de membros do conselho; 9) Planejamento orçamentário e aprovação do valor de taxa de condomínio; 10) Assuntos de interesse geral dos condôminos. O Sr. Otavio informa que a assembleia ocorre em 2 (duas) etapas sendo no dia 22/02/2022 a apresentação da ordem do dia, esclarecimento de dúvidas bem como alinhamento do formulário de votação e a 2ª etapa iniciando às 08:30hs do dia 23/02/2022 encerrando às 16:30hs do dia 23/02/2022 para votação eletrônica com divulgação dos resultados às 16:35hs do dia 23/02/2022. A seguir o presidente da assembleia passou ao primeiro item da ordem do dia: 1) Prestação de contas do período de Fevereiro/2021 à Janeiro/2022: O Sr. Otavio e a síndica Sra. Juliana apresentam as prestações de contas do período contemplando total de receitas de R$ 1.335.289,87; total de desembolsos de R$ 1.269.456,86, saldo atual de R$ 80.409,52 em conta corrente, R$ 200.489,89 em conta aplicação e o saldo total de inadimplência de R$ 90.900,79 sendo R$ 31.379,08 em cobrança administrativa e R$ 59.521,71 em cobrança via jurídico (65%). Colocado em votação, sendo aprovadas pela maioria dos condôminos as prestações de contas do período. Foram apurados 95 votos favoráveis – 88,84% das frações ideais votantes à aprovação das contas, 2 votos contrários – 1,79% das frações ideais votantes e 10 votos – 9,37% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção. Passou-se ao segundo item da ordem do dia: 2) Apresentação manutenções e investimentos realizados, reajuste de contratos (administradora, manutenção dos elevadores, gás, zeladoria, segurança e limpeza) e economias realizadas: A síndica Juliana apresenta os investimentos realizados no condomínio com recursos do próprio caixa com detalhamento por período sendo que de março à maio/2021 foram realizadas os seguintes investimentos: Troca de molas Dorma R$1.000,00 (Torres 2 e 5); Manutenção geral academia; Manutenção das espreguiçadeiras; Refletor entrada de veículos, (foram colocados 2, um na vaga de carga e descarga   outro virado para a rotatória dos carros); Manutenção em todos as máquinas de ar (gás e filtros com emissão de TRT, pois CREA exige do condomínio); Iluminação nas coberturas das entradas das torres e portaria; Troca do canteiro de flores em todo o condomínio; Readequação fotocélulas – áreas comuns; Manutenção dos pavers (areia); Substituição hidrante dos fundos da torre 2; Eclusa entrada pedestres (portaria) e Troca do canteiro de flores em todo o condomínio. Entre Junho e Agosto foram instalados Vasos de plantas hall de entrada; Adequação sistema de segurança na portaria; Substituição de placas informativas; Consultoria de um engenheiro para a nossa rede de esgoto e pluvial; Manutenção central de interfone e Manutenção geral no portão de veículos (preventiva). Nos meses de setembro à novembro foi realizada a roca de grama em frente as torres 1,2 e 3; Melhorias portinholas de acesso ao telhado (sem chave); Reparos nas calhas (piso superior das torres); Manutenção cisterna – troca de registro; Reenquadramento porta T1 (arrastando); Renovação do seguro do condomínio – Anual; Melhoria sifonamento sistema pluvial T5; Espelhos painel hall de entrada e Decoração hall de entrada (Natal + Difusor).  Por fim nos meses de dezembro/2021 à fevereiro foram realizados os seguintes investimentos: Adequação sistema de esgoto – bomba trituradora; Melhoria de válvula de retenção torre 01 – Apto 007;  Pulseiras para utilização nas piscinas (pandemia); Timer moto bombas piscinas; Instalação de braços hidráulicos nas portas dos andares térreos; Manutenção geral nas câmeras; Novo interfone hall T2 + Techfone portão de veículos (tags); Cestas de final de ano para funcionários e Prateleiras e caixa organizadora portaria.  A síndica Juliana esclarece dúvidas dos condôminos e informa que contatou o corpo de bombeiros e foi informada que não há norma que proíba este tipo de instalação pois a função do braço hidráulico é não deixar a porta bater, ele não deixa a porta travada. inclusive em hospitais existem este tipo de instalação. Informa ainda que houve necessidade de instalação de válvula de retenção no apto 01-007 pois o esgoto de vários apartamentos passava por uma tubulação deste apartamento e em caso de retorno afetava apenas o térreo. Foi aberto chamado na construtora, porém apresentaram que o projeto foi aprovado desta forma e com isso foi indeferida pela Rogga a adequação solicitada e assim o condomínio o fez para não gerar danos ao condômino. Posteriormente a síndica Juliana apresenta sobre os investimentos com utilização de chamada de capital. No período de março à maio foram os seguintes investimentos: Trava/cartão individual para carrinho de supermercado; Prolongamento dos dutos de ventilação (7º / 8º andares) – odor nos corredores; Grades para a portaria; Coberturas no hall de entrada e salões de festas; Câmera piscina. No período de junho à agosto foram os seguintes investimentos: Melhorias nas caixas de água/reservatórios em todas as torres e Aquisição computadores para portaria. No período de junho à agosto foi contratado o laudo das máquinas de ar condicionado cuja entrega está prevista para março/22 sendo que o condomínio irá repassar à construtora para que possam se posicionar sobre o assunto e instalado Painel Hall de entrada de todas as torres.  Por fim, a síndica apresenta um breve resumo sobre a revisão de contratos: Administradora – Terá um reajuste apenas em setembro de 2022 de 5%. Em 2021 tivemos uma economia de 12%; Manutenção dos elevadores – Reajuste pelo IGPDI (Índice Geral de Preços) 16,7%, na negociação chegamos a 13,9% de reajuste, e economia de 2,8 %; Zeladoria, Segurança e limpeza – Tivemos redução no valor de contrato de 2,95%.  E para esse ano teremos reajuste pelo INPC (Índice Nacional de Preços) de 10,16%. Passou-se ao terceiro item da ordem do dia: 3) Deliberação alteração regimento interno (pulseiras para controle de uso nas piscinas, limpeza nos pergolados do térreo, pré requisitos para candidatos a membro do conselho e síndico(a), varal sanfonado abaixo da altura do gradil, festas nos quiosques até 00h com envidraçamento e sem perturbação): A síndica Juliana apresenta os ttens sugeridos por moradores ou identificados durante o ano de 2021 para deliberação em assembleia. Os condôminos presentes colocam suas considerações referente aos assuntos apresentados e solicitam que o item sobre lavação de pergolado seja retirado de pauta para ser melhor avaliado à fim de estudar possibilidade de exigir do condômino sob pena de notificação/penalidades para posterior deliberação em assembleia futura. Após concluídas a apresentação e esclarecimento de dúvidas dos condôminos, foram submetidas para votação sendo aprovadas as alterações sugerias. Foi aprovado pela maioria dos condôminos incluir no regimento interno texto sobre uso de pulseiras para controle de uso nas piscinas conforme limite de ocupação. Foram apurados 61 votos favoráveis – 57,44% das frações ideais votantes à inclusão do texto, 43 votos contrários – 39,89% das frações ideais votantes e 3 votos – 2,76% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção. Os condôminos em sua maioria aprovam que candidatos à síndico(a) e membros do conselho não devem ter ação/processo judicial em andamento contra o condomínio e não deve ter histórico de notificação e multa por infração à convenção e/ou ao regimento interno nos últimos 12 meses. Foram apurados 71 votos favoráveis – 67,78% das frações ideais votantes, 13 votos – 12,38% das frações ideais votantes para a opção de apenas não ter ação/processo judicial em andamento contra o condomínio, 5 votos – 4,73% das frações ideais votantes para a opção de apenas não ter histórico de notificação e multa por infração à convenção e/ou ao regimento interno nos últimos 12 meses, 13 votos – 12,27% das frações ideais votantes contrárias à alteração do regimento interno, 3 votos – 2,84% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e ainda 2 unidades que não votaram neste item de pauta. Os condôminos em sua maioria aprovam que seja permitido varal sanfonado abaixo da altura do gradil. Foram apurados 85 votos favoráveis – 83,61% das frações ideais votantes à inclusão do texto, 11 votos contrários – 10,66% das frações ideais votantes, 6 votos – 5,73% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 5 unidades que não votaram neste item de pauta. Considerando que haja envidraçamento do quiosque, os condôminos em sua maioria aprovam que seja permitida festa nos quiosques até 00hs sem perturbação. Foram apurados 81 votos favoráveis – 78,2% das frações ideais votantes à inclusão do texto, 21 votos contrários – 19,96% das frações ideais votantes, 2 votos – 1,84% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 3 unidades que não votaram neste item de pauta. Passou-se ao quarto item da ordem do dia: 4) Apresentação e aprovação de investimentos (envidraçamento quiosque, mini mercearia, energia solar, sifonamento da rede pluvial, envelopamento das piscinas infantis): A síndica Juliana apresenta sugestões de investimentos e detalha os valores e os objetivos de cada um deles. Sobre a mini mercearia, a mesma é instalada pela empresa PEG & PAG que arcará com todos os custos. Haverá um medidor individual de energia com ressarcimento antes da data de vencimento para o condomínio. Trata-se de um benefício para todos os moradores e o prazo de instalação é de 90 dias caso aprovado. Apresenta imagem de exemplar instalado no condomínio “Quinte Essence” e imagens ilustrativas de percepção de como ficaria no condomínio Australis com o container posicionado logo após a portaria. Sobre envidraçamento do quiosque, informa que o valor de investimento médio de R$15.000,00 para cada quiosque e apresenta modelo de referência conforme imagem de outro condomínio da Rogga. A sugestão é emprestar do fundo de reserva do condomínio e devolver no prazo de 2 anos pelo saldo locação, para que não precise realizar chamada de capital. Pelo histórico, condomínio arrecada cerca de 16 mil anual nas locações. 2019 – Arrecadação de R$9.086,80 em 6 meses 2020 – Arrecadação de R$ 6.045,50 em 4 meses 2021 – Pós pandemia R$1.155,00 em 2 meses com apenas 1 salão de festas e 1 quiosque disponíveis. A síndica Juliana responde a uma dúvida de condômino pois há possibilidade de instalar banheiro na área da piscina, sendo necessário avaliar as instalações hidro sanitárias do local. O valor estimado do investimento para sifonamento é de R$ 3.200,00 sendo que já foi executado no final da prumada 1 à 4 da Torre 5 e tem como objetivo eliminar odores causados por contaminação da rede de esgoto na rede pluvial, onde ocasiona também o odor que volta nos drenos do ar condicionado dos apartamentos. Informa que pretende acionar vigilância sanitária e/ou Águas de Joinville para que possam informar se a instalação atual está correta e não estando de acordo aí possível que o condomínio registre um chamado no SAC da construtora para que possam verificar. Por fim, apresenta estimativa de R$ 3.500,00 com investimento para envelopamento das bordas das piscinas infantis pois não há como limpar as mesmas que apresentam aspectos de sujas. Informa que a implantação de placas de energia solar consta em pauta, porém não irá submeter para votação pois pois trata-se de um investimento de mais de R$ 200.000,00 onde a sugestão seria de buscar um financiamento bancário porém as instituições financeiros requerem que síndico(a) e membros do conselho sejam fiadores o que é inviável, porém este assunto pode vir à retornar para pauta em assembleia futura. A síndica Juliana informa que também está verificando algumas melhorias ao condomínio que não geram custos tais como recadastramento de tag’s e controles; nova cartilha de Boas Vindas para novos moradores bem como o cronograma de limpeza da zeladoria. Informa que houveram poucos atendimentos presenciais nos últimos meses e que pretende reforçar este canal junto aos condôminos. Colocado em votação os investimentos sendo todos eles aprovados. O investimento com envidraçamento do quiosque teve 70 votos favoráveis – 67,32% das frações ideais votantes, 30 votos contrários – 28,9% das frações ideais votantes, 4 votos – 3,79% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 3 unidades que não votaram neste item de pauta. A votação para instalação de mini mercearia apresentou 85 votos favoráveis – 83,66% das frações ideais votantes, 15 votos contrários – 14,42% das frações ideais votantes, 2 votos – 1,93% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 3 unidades que não votaram neste item de pauta. A instalação do sifonamento foi aprovada com 95 votos favoráveis – 91,36% das frações ideais votantes, 3 votos contrários – 2,84% das frações ideais votantes, 6 votos – 5,8% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 3 unidades que não votaram neste item de pauta. Por fim, o envelopamento das piscinas infantis contemplou 78 votos favoráveis – 75,1% das frações ideais votantes, 18 votos contrários – 17,33% das frações ideais votantes, 8 votos – 7,57% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 3 unidades que não votaram neste item de pauta. Passou-se ao quinto item da ordem do dia: 5) Aprovação arrecadação chamada capital e/ou saque fundo reserva para investimentos do item 4 de pauta: Colocado em votação, sendo aprovada pela maioria dos condôminos arrecadação de chamada de capital total de R$ 6.700,00 em 2 parcelas com cobrança nos boletos de taxa de condomínio vencimentos 15/04/2022 e 15/05/2022 objetivando envelopamento e sifonamento e utilização da arrecadação de taxa de uso futura de locação de quiosque e salão de festas para instalação do envidraçamento dos quiosques. Foram apurados 65 votos favoráveis – 63,29% das frações ideais votantes, 35 votos para utilizar fundo de reserva – 33,82% das frações ideais votantes, 3 votos – 2,9% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 4 unidades que não votaram neste item de pauta. Passou-se ao sexto item da ordem do dia: 6) Deliberação ações à serem tomadas referente situações de abertura indevida de parede: A síndica Juliana coloca em discussão sobre possibilidades de penalização aos condôminos que efetuaram abertura indevida de paredes o que não é permitida pela construtora podendo inclusive causar perda de garantia. Os condôminos recomendam que não haja deliberação sobre este item pois o entendimento é que o condomínio deve notificar os casos identificados e em não havendo regularização retornado ao seu estado original com ART de engenheiro o condomínio deve ingressar com ação judicial contra a unidade infratora. Passou-se ao sétimo item da ordem do dia: 7) Deliberação remuneração e eleição de síndico(a): O Sr. Otavio informa que o mandato da síndica Juliana encerra neste mês de fevereiro/2022 e com isso solicita aos candidatos que se manifestem. A Sra. Juliana coloca seu nome à disposição com proposta de manutenção da remuneração bruta atual de 4 salários mínimos, atualmente de R$ 4.848,00. Também há indicação da síndica profissional Luzianna de Mello que faz uma breve apresentação aos condôminos presentes, esclarece dúvidas e por fim compartilha a proposta de remuneração de 3 salários mínimos com emissão de nota fiscal (valor atual de R$ 3.636,00). Colocado em votação, sendo eleita pela maioria dos condôminos presentes a Sra. Juliana. Foram apurados 71 votos – 67,66% das frações ideais votantes para a Sra. Juliana, 30 votos – 28,44% das frações ideais votantes para Luzianna de Mello, 4 votos – 3,9% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção e 2 unidades que não votaram neste item de pauta. A assembleia aprova a continuidade da remuneração de 4 (quatro) salários mínimos nacional vigente à síndica eleita. O novo mandato da síndica será de 2 (dois) anos iniciando em 01/03/2023 e finalizando em 28/02/2024. Foram apurados 52 votos – 50,73% das frações ideais votantes para mandato de 2 (dois) anos, 50 votos – 49,27% das frações ideais votantes para mandato de 1 (um) ano e 5 unidades que não votaram neste item de pauta. Passou-se ao oitavo item da ordem do dia: 8) Deliberação remuneração e eleição de membros do conselho: Para compor o conselho fiscal/consultivo sendo denominados também representes de bloco ficam eleitos: Marcos; Nayara; Rodrigo; Eduardo e Fernando. Sendo eleita suplente Caroline. A votação de conselheiro(a) da torre 1 teve 52 votos (54,82% das frações ideais) para Marcos, 43 votos para opção “Abstenção” (45,18% das frações ideais) e outros 12 unidades que se absterem de votar. A votação de conselheiro(a) da torre 2 teve 61 votos (64,5% das frações ideais) para Nayara, 17 votos (18% das frações ideais) para Caroline, 17 votos para opção “Abstenção” (17,51% das frações ideais) e outros 12 unidades que se absterem de votar. A votação de conselheiro(a) da torre 3 teve 67 votos (68,99% das frações ideais) para Rodrigo, 30 votos (31,01% das frações ideais) para opção “Abstenção” e outras 10 unidades que se absterem de votar. A votação de conselheiro(a) da torre 4 teve 50 votos (53,86% das frações ideais) para Eduardo, 43 votos (46,14% das frações ideais) para opção “Abstenção” e outras 14 unidades que se absterem de votar. A votação de conselheiro(a) da torre 5 teve 63 votos (64,82% das frações ideais) para Fernando, 34 votos para opção “Abstenção” (35,18% das frações ideais) e outros 10 unidades que se absterem de votar. O mandato dos membros do conselho será de 2 (dois) anos iniciando em 01/03/2022 e finalizando em 28/02/2024. Passou-se ao nono item da ordem do dia: 9) Planejamento orçamentário e aprovação do valor de taxa de condomínio: O Sr. Otavio apresenta o planejamento financeiro atualizado contemplando as despesas do condomínio. Colocado em votação, sendo aprovada pela maioria dos condôminos presentes nova arrecadação mensal fixa de R$ 72.889,00 rateada pela fração ideal das unidades considerando reajuste de 7,40% em relação à arrecadação atual. Foram apurados 83 votos – 81,62% das frações ideais votantes para arrecadação de R$ 72.889,00; 11 votos – 10,59% das frações ideais votantes para arrecadação de R$ 75.950,00, 2 votos – 2,05% das frações ideais votantes para a opção de arrecadação mensal variável, 6 votos – 5,74% das frações ideais votantes para a opção “Abstenção” e 5 unidades que não votaram neste item de pauta. Passou-se ao décimo item da ordem do dia: 10) Assuntos de interesse geral dos condôminos: A síndica Sra. Juliana finaliza a assembleia relatando sobre a inadimplência geral de 2% onde houve redução de 0,36% comparado ao ano anterior. Informa que ainda não adquiriu os enfeites padrão Hall de entrada das torres pois os valores estão bem altos, mas que pretende executar assim que possível. Solicita aos condôminos maior atenção em relação à dejeto de cães dentro do condomínio e que os condôminos devem reportar/denunciar os apartamentos infratores. Solicita também que os condôminos não mecham no timer das motobombas da piscina de modo à não desregular. Informa que pretende em breve apresentar proposta para limpeza das fachadas e garagem, informa aos condôminos sobre o estacionamento rotatório que o condomínio não possui gerência sendo que houve furto recente e por fim informa do plano 1000 que abrange obras e infraestrutura (Duplicação da Almirante Jaceguay nos próximos 5 anos) assinado no dia 02/02/2022. Esclarece aos condôminos que a brinquedoteca ainda está fechada devido aos cuidados em relação à Covid-19 pois este é o entendimento atual da maioria dos membros do conselho podendo haver mudanças em caso de melhora da situação. Alguns condôminos sugerem instalação de mais câmeras em locais estratégicos e relatam os constantes latidos de cachorros. A síndica Juliana informa que irá avaliar sobre as câmeras e que se possível seja identificado qual o apartamento em que o cachorro é o maior gerado do problema de latidos frequente para que o mesmo possa ser advertido. Sem mais assuntos para serem deliberados encerrou-se a pauta às 16:30hs do dia 23/02/2022. Nada mais havendo a ser tratado, o presidente encerrou a presente assembleia, determinando a lavratura da presente ata, a qual lida e aprovada, vai assinada pela mesa diretora, pela síndica e membros de conselho eleitos.