Prezado(a) morador(a), bom dia!

                Informamos à todos que à partir deste mês de setembro passa à valer a nova forma de cobrança pelo consumo de água, implantada pela Companhia Águas de Joinville (CAJ). A Tarifa Básica Operacional (TBO) é composta por uma taxa fixa de disponibilidade do sistema, somado ao consumo de água medido no hidrômetro, que tem valor variável.

                Com a TBO, será extinta a cobrança da tarifa por meio do consumo mínimo, passando a considerar o consumo efetivo. A TBO é uma forma de incentivar o consumo consciente de água, porque quem economiza mais, pagará menos.

                Até então, a cobrança era feita através de uma “tarifa mínima”. Ou seja: o cliente pagava uma taxa (R$36,34) e podia consumir até 10m³, pagando o excedente de acordo com o consumo.

                Agora, o modelo prevê uma parcela fixa, com o custo mínimo para manter a disponibilidade do sistema, e uma parcela variável, com base no volume consumido, medido no hidrômetro.

                Através da TBO, a tarifa fixa para clientes residenciais passa a ser de R$ 26,24, com sete faixas para o excedente de forma variável, tornando o valor mais adequado ao volume de consumo.

                Para vosso conhecimento, segue em anexo material informativo da companhia Águas de Joinville. No site da Companhia Águas de Joinville é possível acessar uma calculadora (https://www.aguasdejoinville.com.br/?publicacao=tabela-tarifaria-de-servicos-2021-tbo) para simular como ficará a fatura a partir da mudança. Basta o consumidor informar que tipo de categoria ele se enquadra e quantos metros cúbicos de água consome atualmente.

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Excelente semana a todos.

Síndica Juliana e Conselheiros.